Foto Assessoria PMFB
O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta quarta-feira, dia 15 de março, o resultado do segundo levantamento realizado em 2023 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice foi de 5,5%, considerado de alto risco. Também ficou acima do levantamento anterior, realizado em janeiro, quando foi de 2,4%.
De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, foram vistoriados 1.560 domicílios. Os focos foram encontrados principalmente em materiais recicláveis, tanques e baldes com água. A região da cidade com o maior número de focos é o Conjunto Terra Nossa, onde o índice de infestação chegou a 32,5%. “As chuvas constantes e o calor mais intenso neste período do ano são fatores que contribuem para o aumento da infestação, por isso é importante que todos estejam atentos e eliminem os criadouros”, alerta a coordenadora.
Um fato que chama a atenção neste levantamento, segundo Tania, é que no Cemitério Municipal do Centro foram encontrados 16 focos, todos em vasos de flores com água. Ela volta a alerta que as pessoas devem usar areia nos vasos ao invés de água. Relata ainda que no local são feitos constantes mutirões de limpeza e mesmo assim focos foram localizados.
No período de agosto de 2022 até agora foram confirmados 16 casos de dengue em Francisco Beltrão, sendo 12 autóctones e 4 importados. Em relação a zika vírus e Chikungunya, nenhum caso foi confirmado. O ano epidemiológico para acompanhamento de casos de dengue vai de agosto até julho do ano seguinte, conforme determina a Secretaria de Estado da Saúde.
Assessoria PMFB
O acidente foi registrado na tarde de terça-feira (15) por volta de14h25 na esquina da…
André de Almeida que trabalha como entregador há 20 anos precisa de ajuda para custear…
A condutora de uma motocicleta ficou ferida em um acidente de trânsito registrado no final…
Moradores de Vacaria no Rio Grande do Sul foram surpreendidos por uma forte chuva de granizo na…
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental,…
Um dos principais pontos de religiosidade da região está pronto para receber as peregrinações da…
This website uses cookies.