Educação
Foto Assessoria PMFB

Da assessoria – As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão serão retomadas no dia 10 de maio. A decisão foi anunciada pelo prefeito Cleber Fontana no final da tarde desta quarta-feira (28), após reunião com a equipe da secretaria municipal de Educação. “É claro que não será uma situação de total normalidade, mas fizemos um planejamento para que todos que queiram possam retornar para a sala de aula. Vamos adotar um sistema híbrido, mas todos terão a oportunidade de frequentar as aulas de forma presencial”, explica o prefeito.

Os trabalhos presenciais serão retomados tanto nas escolas quanto nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).  Serão adotados todos os protocolos de saúde e medidas de prevenção. O prefeito também informa que será disponibilizado o transporte escolar e a merenda para as crianças. “Nossa equipe está com tudo planejado e preparado para este momento tão esperado pelos pais, pelos alunos e pelos professores”, comenta Cleber.

Sistema Híbrido

A secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, explica que os CMEIs funcionarão com 50% da capacidade. Um grupo frequentará pela manhã e outro à tarde. Desta forma, todos serão atendidos em meio período. Nas escolas será feito o rodízio, também respeitando metade da capacidade. Um grupo de alunos frequenta a escola uma semana e na semana seguinte faz atividades em casa. Quem estava em casa vai para a escola naquela semana.

“Todas as decisões passam pelos protocolos de saúde e pela segurança. Faremos avaliações periódicas para ter certeza que tudo estará funcionando bem. Vamos disponibilizar máscaras e álcool gel para todos os alunos e profissionais da educação. As equipes da merenda escolar também usarão luvas e disponibilizaremos escudo facial para os professores que quiserem”, enfatiza.

Mariah também explica que os pais terão a opção de permitir que os filhos frequentem a escola ou permaneçam em casa, o chamado ensino remoto. “Os pais terão total liberdade para decidir, mas acreditamos que a maioria vai apoiar o retorno das crianças para a sala de aula”, comenta a secretária. Relata ainda que os cuidados serão adotados em todos os momentos, desde a sala de aula até a hora de servir a merenda escolar. “Através desta união de forças e com a colaboração de todos iniciaremos esta retomada”, finaliza a secretária.