Francisco Beltrão

Atletas do xadrez conquistam bons resultados no Circuito Sesc Paraná

Assessoria – Atletas do xadrez de Francisco Beltrão obtiveram bons resultados em mais uma etapa do Circuito Sesc Paraná de Xadrez 2024, realizada no último final de semana em Palmas. O encontro reuniu enxadristas de diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina, o que elevou o nível da competição, em função do talento e habilidade estratégica dos competidores.  

As principais conquistas foram:

Publicidade

Sub 10 Feminino: Marjorie Mezoni Schimidt – 1° lugar.

Sub 16 Masculino: Ibrahim Nazar – 1° lugar.

Absoluto Feminino: Maressa Fontana Mezoni – 1° lugar

Sub 8 Masculino: Murilo Mezoni Schimidt – 2° lugar.

Vários pais acompanharam os filhos e alguns deles até competiram. Também reconhecem o potencial do xadrez como uma ferramenta educativa para os filhos. Maressa Fontana Mezoni, mãe da Marjorie e do Murilo, foi quem apresentou o jogo aos filhos e a partir daí eles passaram a vivenciar o xadrez também na escola onde estudam. A filha participou do festival municipal de xadrez escolar em 2022, a primeira competição dela. A partir daí os jogos deixaram de ser uma brincadeira, transformando-se em algo mais técnico.

Diante do crescente interesse das crianças, os pais decidiram incentivá-las com treinamentos em casa. O pai, Maiquiel de Oliveira, participa ativamente dos treinamentos e revisa as jogadas de cada partida, ajudando os filhos a identificar e corrigir possíveis erros. Maiquiel destaca que o xadrez, por ser um jogo que exige disciplina, também favorece o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida.

“Ele estimula o julgamento lógico, a tomada de decisões e a resiliência diante dos desafios. Mais do que isso, o jogo contribui para o desenvolvimento emocional e social, ensinando a lidar com vitórias e derrotas, promovendo a empatia e o respeito pelo adversário. A prática do xadrez não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também molda cidadãos mais conscientes e preparados para a vida”, relata o pai.

“Esse acompanhamento não apenas melhorou o desempenho nas competições, mas também fortalece os laços familiares, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo”, comenta o professor Darlan de Barba, que coordena os treinamentos na secretaria municipal de Esportes. Além do apoio familiar, os atletas contam com o suporte dos professores do Clube de Xadrez de Beltrão, que desempenham um papel fundamental na formação.

De acordo com Darlan, esse apoio permite que participem e conquistem troféus em torneios regionais e estaduais, ampliando as experiências e habilidades técnicas. Eles começaram a participar do Clube de xadrez em 2023, o que se tornou algo fundamental em suas vidas. Também relata que os atletas do Beltrão Clube de Xadrez estão representando muito bem o município em todas as competições que participam.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

PP News

Matéria recentes

Lírio-do-brejo purifica a água e embeleza cantos úmidos com pouca luz

O lírio-do-brejo purifica a água, floresce à sombra e transforma cantos úmidos em paisagens encantadoras.

49 minutos atrás

Homem é preso após ameaçar e tentar invadir a casa da ex-companheira

Um homem foi preso na madrugada de sábado (24) após uma situação de violência doméstica…

50 minutos atrás

Suculenta jade fica mais robusta se você aplicar esse truque com pedrinhas

Aplique esse truque com pedrinhas e veja sua suculenta jade ficar mais robusta e resistente…

51 minutos atrás

Homens brigam com machados, um fica ferido e outro acaba preso

Na tarde de sábado (24) por volta de 15h a Polícia Militar foi acionada no…

56 minutos atrás

Homem morre no hospital após sofrer grave acidente

Antônio Carlos Alves Pereira Junior, 27 anos faleceu no hospital neste sábado (24), após sofrer…

2 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Elidiane Correia Tristão

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com as famílias Correia e Tristão, comunicam…

3 horas atrás

This website uses cookies.