Francisco Beltrão

Associação Deus Menino dá passo decisivo com a conquista do PET-CT em Francisco Beltrão

Equipamento para estadiamento do câncer, doado pela Itaipu Binacional, deve entrar em operação no segundo semestre de 2025, elevando o Sudoeste do Estado a um novo patamar de saúde pública

A região Sudoeste do Paraná acaba de dar um grande passo na luta pelo acesso a exames de alta complexidade no tratamento oncológico. No último sábado (22), a Associação Deus Menino – Hospital do Câncer de Francisco Beltrão -, recebeu um PET-CT, a tecnologia mais moderna para estadiamento de tumores e diagnóstico oncológico de precisão. O equipamento, viabilizado pela Itaipu Binacional, representa um divisor de águas para a instituição, que atende cerca de 630 mil habitantes de 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, além de pacientes da 7ª Regional de Saúde e do extremo Oeste de Santa Catarina, em sua maioria oriundos do SUS.

Publicidade

“Estamos realizando um sonho antigo da região, que só se tornou viável graças ao olhar social da Itaipu Binacional e a um esforço público-privado. Dentro de suas ações de responsabilidade social, a Itaipu tem contribuído significativamente para transformar o cenário do atendimento oncológico no Sudoeste”, enfatiza o oncologista Reno Paulo Kunz, beltronense e pioneiro no tratamento do câncer na região, que preside a Associação Deus Menino, entidade mantenedora do Hospital do Câncer.

Atualmente, pacientes dessas regionais precisam se deslocar ao Oeste para realizar exames de PET-CT, oferecido com exclusividade pelo CEONC Hospital do Câncer de Cascavel. Além do Oeste do Paraná, apenas grandes centros de saúde contam com essa tecnologia no Estado.

Com a nova unidade em fase de implantação, a expectativa é ampliar o atendimento a todos os pacientes oncológicos que necessitam de estadiamento, possibilitando uma avaliação precisa da extensão do tumor. Como o equipamento reúne duas tecnologias essenciais PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e o CT (Tomografia Computadorizada), será utilizado também para exames de imagem em diversas especialidades médicas.

Quem ganha é a população
A luta pelo equipamento começou ainda em 2023 e a entrega é um passo decisivo para toda a comunidade. Segundo o diretor clínico do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão, doutor Alysson Kunz Pavelegini – cuja trajetória está dedicada à cidade e à saúde local -, Francisco Beltrão tem experimentado um crescimento exponencial no setor médico nos últimos anos. “Com a chegada de novos profissionais e a expansão dos hospitais, a cidade – que antes enfrentava desafios no atendimento de saúde – agora é está se tornando polo regional”.

Conquista expressiva
O PET-CT representa um investimento significativo, somando os recursos destinados pela Itaipu com o setor privado (CEONC) para a implantação da estrutura necessária ao seu funcionamento. A instalação exige uma estrutura robusta e um processo criterioso de liberação, incluindo a construção de uma casamata de proteção radiológica e adequações para atender às normas de segurança, uma vez que o funcionamento envolve o uso de material radioativo.

“Para uma instituição que atende majoritariamente pelo SUS, essa parceria estratégica foi essencial para viabilizar um serviço dessa magnitude, garantindo segurança e qualidade nos exames”, destaca a administradora da Associação Deus Menino, Cinthya Rech.

O processo de implantação está avançado e na iminência de ter a obra concluída e aprovada, restando apenas a liberação final pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), prevista para os próximos dias.

“Assim que a obra estiver concluída e aprovada, daremos início à contratação da equipe técnica e médica especializada para a operação do novo equipamento”, acrescenta o doutor Reno.

Um novo olhar para o paciente
O exame aprimora o estadiamento da doença, ou seja, fornece à equipe médica informações precisas sobre o quanto o câncer se espalhou a partir do local original. Isso permite abordagens mais personalizadas e eficazes, direcionando os pacientes ao tratamento mais adequado desde o início.

“O diagnóstico é mais rápido, o que nos permite iniciar o tratamento imediatamente, pois o câncer não espera. Com essa avaliação precisa, aumentam-se as chances de sobrevida, reduzindo a necessidade de intervenções desnecessárias e os custos do tratamento”, pontua o doutor Alysson.

Outro benefício é o impacto na qualidade de vida. Como muitos pacientes, especialmente os idosos, enfrentam dificuldades de mobilidade, o exame disponível perto de casa assegura mais conforto e também maior adesão ao tratamento.

Vitória coletiva
A chegada do PET-CT à Associação Deus Menino – Hospital do Câncer de Francisco Beltrão – simboliza a força da união entre as esferas pública e privada, um exemplo claro de como essa colaboração pode beneficiar toda a comunidade. Para o doutor Reno Kunz, trata-se de um esforço coletivo, que envolve o trabalho de diversas mãos.

“Este benefício é para a comunidade, que merece um atendimento de excelência. Não é obra de apenas um responsável. Não há um ‘pai’ ou ‘mãe’ dessa conquista. Ela é fruto de um esforço colaborativo em prol de uma causa comum. Quando todos se unem, o impacto gerado é muito mais significativo e transformador”, celebra o doutor Reno, reconhecendo o empenho de todos os envolvidos.

Ele faz questão de agradecer especialmente ao diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e à sua equipe, com ênfase no trabalho de Eduardo Scirea, além de Waldemar Pilger, Luciano da Silva Inácio e Carlos Carboni.

“É preciso destacar também o empenho fundamental da deputada Luciana Rafagnin, cuja dedicação foi essencial para a conquista do equipamento, assim como a colaboração da ministra Gleisi Hoffmann”.

A Prefeitura de Francisco Beltrão também desempenhou um papel importante na concretização desse projeto. “Somos gratos pelo empenho do ex-prefeito Cléber Fontana, do atual prefeito Antônio Pedron e da secretária de Saúde, Cíntia Ramos”, destaca o doutor Reno.

Ele também faz questão de reconhecer o trabalho do senhor Paulo Ferri, que iniciou as tratativas com a Itaipu, juntamente com o doutor Janoário de Souza. “Graças a todos, hoje podemos comemorar essa vitória, que contou com a contribuição fundamental da administradora da Deus Menino, Cinthya Rech, e dos médicos Daniel Rech, Mara Rubia Volpato, bem como do diretor clínico, Alysson Pavelegini. Este avanço deve-se também à direção e à sociedade do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, que abraçaram a causa e os investimentos necessários para a construção da casamata e ampliação do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão. A todos, nossa imensa gratidão”.

Expansão contínua
O novo passo é parte de um processo de transformação da unidade hospitalar, que começou há dois anos, quando o CEONC de Francisco Beltrão iniciou a transição para uma instituição filantrópica independente, a Associação Deus Menino.

“O CEONC de Cascavel sempre deu suporte à unidade de Francisco Beltrão, mas as dificuldades financeiras eram grandes. Para garantir a sustentabilidade do atendimento oncológico no Sudoeste, transformamos a unidade em uma instituição filantrópica, a Deus Menino, que agora cuida da parte operacional do hospital, enquanto o CEONC mantém a estrutura física”, explica o doutor Reno.

Essa configuração tem sido essencial para fortalecer o hospital. A independência completa da unidade depende da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), concedido pelo Governo Federal a instituições sem fins lucrativos.

“Uma vez que a entidade conquiste o Cebas, poderá caminhar com suas próprias pernas, investir e aprimorar o atendimento oncológico na região”, finaliza o oncologista Reno Kunz.

Assessoria

PP News

Matéria recentes

Mãe e filha são presas suspeitas de furtar em farmácia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro, com…

2 minutos atrás

Câmara sugere nome de rua para o Oficial de Justiça Egídio Zanatta

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão está sugerindo uma homenagem com nome de rua…

17 minutos atrás

O que é sustentabilidade animal?

No contexto atual, onde as discussões ambientais e de bem-estar animal ganham cada vez mais…

37 minutos atrás

Prefeitura lança projeto para novo espaço de atendimento ao autismo

Local pertence à Mitra e será revitalizado nos próximos meses, criando novo serviço integrado O…

51 minutos atrás

STF proíbe revista íntima vexatória em presídios

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática de…

2 horas atrás

Onde comprar seguidores no Instagram?

A compra de seguidores no Instagram tem se tornado uma prática comum para muitos perfis…

2 horas atrás

This website uses cookies.