Francisco Beltrão
Foto Assessoria

Assessoria – A secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou na sexta-feira (08) o roteiro de três encontros para o repasse de orientações sobre o Programa Auxílio Brasil. A primeira oficina orientativa foi realizada no centro comunitário do bairro Cantelmo, com a participação das famílias do Território do CRAS da Cidade Norte.

No dia 27 de abril, às 14h00, será na AFM, para as famílias do CRAS do bairro São Miguel. Fechando o roteiro, dia 29 de abril, também 14h00, será no centro de eventos do bairro Padre Ulrico, com a participação das famílias do CRAS daquele bairro.

O Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, integra políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. É destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além de garantir uma renda básica, o programa estimula a emancipação dessas famílias para que superem situações de vulnerabilidade social. 

No município de Francisco Beltrão o cadastramento para acesso ao benefício é realizado pelos três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Cidade Norte, São Miguel e Padre Ulrico. No total são 2.591 famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Destas, 600 na região de abrangência do CRAS da Cidade Norte, onde aconteceu o primeiro encontro.  

As famílias, para manter o recebimento do benefício, precisam cumprir algumas condicionalidades: manter o Cadastro Único atualizado junto ao CRAS, ter crianças e adolescentes matriculados e frequentando o ensino regular e realizar a avaliação nutricional a cada 6 meses junto a unidade de saúde. Para as gestantes é necessário fazer o acompanhamento pré-natal. Após a abertura oficial foram realizadas apresentações de karatê e de dança com grupos do Centro da Juventude (CEJU) e palestra motivacional com Enirson Macagnan.