Foto Assessoria
Costumo dizer sempre, toda dificuldade gera uma oportunidade, e é exatamente isso que o Brasil, especialmente o Paraná, vem vivendo atualmente. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, os países mais poderosos e entre os mais populosos do mundo, somado à presença da peste suína no país asiático, faz com que os nossos produtos consigam espaço em seus mercados consumidores, e isso impacta positivamente na nossa economia.
No fim do mês de julho, a ministra Tereza Cristina anunciou que a China vai começar a importar derivados de leite do Brasil, como leite em pó, iogurte e leite condensado e mais recentemente igual anúncio foi feito em relação ao Egito. Para o Paraná, segundo maior produtor de leite do país, a notícia agitou toda a cadeia produtiva. Enquanto a região Sudoeste, maior produtora em volume do estado, produz mais de 1 bilhão de litros de leite por ano, a China possui um mercado consumidor de 1,4 bilhão de habitantes. Dá pra sentir o impacto e a dimensão de onde estamos nos colocando.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No caso do leite, precisamos frisar que a repercussão da abertura deste mercado reflete em todos os estágios da cadeia produtiva, desde quem faz a ordenha até os produtos finais.
E no início de setembro, o país asiático ainda ampliou seu mercado para as proteínas animais do Brasil. 25 indústrias brasileiras foram incluídas na lista das autorizadas para exportar carne bovina, suína, frango e aves para a China, dentre elas quatro localizadas no Paraná: São João (região Sudoeste), Paraíso do Norte (região Noroeste), Rolândia e Mandaguari (região Norte), todas exportarão carne de frango. Agora o Brasil conta com 89 plantas frigoríficas credenciadas para fazer negócios com a China.
O que podemos concluir com estas ótimas notícias para a nossa agropecuária é que precisamos, mais do que nunca, focar em qualidade e custo de produção para os produtos paranaenses assim estaremos garantindo mais espaço nesses países de mercado gigante, e também abrindo a mesma condição de conquistar cada vez mais espaço no competitivo mercado internacional.
Que a China continue abrindo suas portas para os nossos produtos, e que os outros países sigam a tendência do gigante asiático. O Paraná está pronto!
(Assessoria)
Um automóvel CG/Cruze capotou na madrugada deste sábado (10), na rodovia PR-182, nas proximidades de…
Na noite de sexta-feira (9) algumas regiões da cidade de Francisco Beltrão ficaram sem o…
A equipe do Pelotão de Trânsito do 21º BPM estava em patrulhamento na noite de…
Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional…
Um princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada deste sábado (10), em um…
Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…
This website uses cookies.