Categorias: Sudoeste

Amsop recomenda que prefeituras suspendam aulas em escolas e CMEIs

Escolas municipais e centros de educação infantil devem ter suas atividades provisoriamente suspensas. Esta é a principal recomendação da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) às prefeituras da região, como medida preventiva para conter a proliferação do coronavírus.

A decisão da entidade foi tomada após assembleia com a maioria dos prefeitos e secretários de Saúde do Sudoeste, na tarde desta terça-feira, e segue o mesmo parâmetro adotado pelo Governo do Estado ao decretar a suspensão de aulas em universidades e colégios. “Nossa ação neste momento é justamente no sentido de poder nos planejar, lidar com uma doença nova da melhor forma e conter o avanço do vírus, que não é tão letal, mas é altamente contagioso”, sintetizou o prefeito de Salto do Lontra e presidente da Amsop, Mauricio Bau.

A recomendação sobre o fechamento de escolas a partir da próxima sexta foi atendida de forma unânime pelos prefeitos. Porém, houve divergências sobre a manutenção de atividades dos CMEIS e os maiores municípios devem manter estes locais em funcionamento. A justificativa é de atender pais que não tenham com que deixar os filhos e ainda evitar que as os alunos possam ficar com idosos – grupo de alto risco – caso não possam ir à creche.

Outros assuntos também foram discutidos no encontro entre os prefeitos, como o remanejamento de profissionais de saúde de estruturas nos municípios, a compra emergencial de produtos e equipamentos, o treinamento de equipes e orientações à população. Outra recomendação da Amsop é a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas. A diretora da 8ª Regional de Saúde, Maria Izabel, e a diretora do Hospital Regional, Cíntia Ramos, participaram da reunião e detalharam o plano de ação do governo do Estado.

HRS é o hospital de referência, mas não a porta de entrada

Segundo o médico Leonardo Aranha, diretor técnico do HRS, as principais ações neste momento estão voltadas à prevenção da proliferação e triagem de eventuais pacientes. “O hospital está preparado para atender aquele índice de pacientes que tiverem em estado mais grave, mas precisamos ter a porta de entrada trabalhando bem, triado e encaminhando devidamente cada caso para não sobrecarregar nossa estrutura”.

O Regional preparou leitos de UTI isolados para atender os pacientes que tiverem insuficiência respiratória causada pelo coronavírus e pode ampliar o número de leitos caso haja necessidade. A instituição chamou de volta profissionais de férias e em licença, está contratando mais técnicos e enfermeiros e suspendeu cirurgias eletivas e novas consultas a partir da próxima semana. O HRS é o hospital referência na região para atender os casos graves de coronavírus, mas não a porta de entrada de pacientes que estiverem com a doença, ressaltaram os diretores do Regional.

Assessoria de Imprensa\Amsop

Solange Maciel

Matéria recentes

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

6 horas atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

6 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

6 horas atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

7 horas atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

10 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

10 horas atrás

This website uses cookies.