Região
Foto Divulgação Amsop

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) manifesta profunda consternação pela irreparável perda do ex-prefeito de Pato Branco, Sr. Ivo Thomazoni, aos 90 anos, ocorrido na noite de sábado, 02/04.

Foi uma das mais proeminentes lideranças políticas do sudoeste, tendo iniciado sua trajetória como locutor da Rádio Colmeia de Pato Branco (hoje Rádio Celinauta), onde se tornou um dos protagonistas na Revolta de 1957.

Na sequência, foi eleito prefeito de Pato Branco, para o período 1960-1964. E, em 1966, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, sendo reeleito em 1970, 1974 e 1978, as duas últimas como o deputado estadual mais votado do Sudoeste.

Na Assembleia, foi líder dos governos Jayme Canet Júnior e Ney Braga, e, ainda, presidente da Casa, no biênio 1977/1978.

Encerrou sua trajetória política como auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

Indubitavelmente, os destinos do sudoeste não seriam os mesmos sem a atuação de valorosos líderes que, nas décadas de 50 e 60, ousaram e encorajaram nossa gente. E, Ivo Thomazoni foi uma dessas pessoas, pois, mudou o destino de nossa região, contribuiu e protagonizou um momento épico.

Aos familiares, amigos e cidadãos pato-branquenses, nossas profundas condolências.

CLEBER FONTANA

Presidente da AMSOP