Geral

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil ou multa diária de R$ 5 milhões

Agência Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira (18) que a rede social X suspenda imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores de internet CDN, Cloudflare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 milhões ao X Brasil e ao Twitter.

A determinação de manter a suspensão da rede social ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificar nesta quarta-feira a manobra que atualizou o aplicativo da plataforma X, ocorrida nas últimas 24 horas, o que possibilitou o amplo acesso dos usuários aos serviços da plataforma no país, burlando o bloqueio determinado pela justiça brasileira.

“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk [proprietário do X] –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”, escreveu o ministro Alexandre de Moraes na decisão.

Adicionalmente, o ministro ordenou que a Anatel adote, imediatamente, todas as providências necessárias à manutenção da suspensão do funcionamento do X Brasil em território nacional, determinada pela Primeira Turma da Corte. A Anatel deve, inclusive, suspender os novos acessos pelos servidores de internet identificados.

Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes estipulou o prazo de 24 horas para que a Anatel comunique ao STF quais providências foram adotadas e que medidas foram implementadas para cumprimento da decisão de bloqueio do X no país.

O ministro ainda intimou as empresas Twitter International Unlimited Company e X Brasil Internet, via edital, já que o X encerrou as atividades no Brasil e, atualmente, não tem representação legal no país. O ministro também intimou a Starlink Brazil, empresa de tecnologia também de propriedade do bilionário Elon Musk.

Entenda

Em nota à imprensa, a Anatel diz que a acessibilidade dos usuários à rede X desrespeita a decisão judicial e esclarece que teve o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare para identificar o mecanismo que permitiu o desbloqueio da plataforma. A agência reguladora ainda noticiou possíveis providências que podem ser adotadas para cessar a desobediência à ordem judicial. 

“A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”, diz a nota da Anatel.

O X está bloqueado no Brasil desde o fim de agosto, após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a decisão, a suspensão vale até que a rede pague multas e indique um representante legal no país.

PP News

Matéria recentes

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida

Uma colisão envolveu um automóvel e uma motocicleta na noite deste domingo (13), no bairro…

8 horas atrás

Homem morre e criança fica gravemente ferida em tombamento de caminhão na BR-163

Um caminhão Volvo/FH que transportava uma carreta com leite com placas de Marechal Cândido Rondon…

8 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Dyrce Fernandes Kuba

O Grupo Inocêncio e a família Kuba comunicam com pesar o falecimento da senhora, Dyrce…

11 horas atrás

Nove pessoas ficam feridas em acidente envolvendo três veículos

Nove pessoas ficaram feridas após um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (13),…

12 horas atrás

Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por cirurgia neste domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora na manhã deste…

15 horas atrás

Pastor é preso quando se preparava para ministrar culto

Um pastor de 50 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (12)…

16 horas atrás

This website uses cookies.