Tempo
Foto PP News

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva será muito volumosa em diversas áreas do Sul do Brasil neste final de maio e durante a primeira semana de junho. A região vai enfrentar período de grande instabilidade atmosférica com elevados índices de precipitação que vão afetar áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Os estados de Santa Catarina e do Paraná devem ser os que mais vão registrar chuva durante este período com marcas localmente excessivas.

Serão muitos dias seguidos com instabilidade no Sul do país. No momento inicial, entre hoje e o domingo, a chuva tende a se concentrar mais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora alcance parte do Paraná. Na segunda e na terça, o tempo firme predomina na maior parte do estado gaúcho e a chuva deve ser mais volumosa no Paraná.
Por que tanta chuva?

Uma massa de ar frio vai avançar para o Sul do Brasil no começo da semana, entretanto não vai conseguir progredir muito para Norte, diferentemente da onda polar da última semana que levou o ar frio a 17 estados e o Distrito Federal. A grande massa de ar seco que cobre o Brasil Central vai bloquear a progressão do ar frio e o efeito será muita chuva no Sul do país.

Leia mais acesse Metsul