Tempo

Alerta: Calor antecede temporais no Sul

A quarta-feira (25) vai ser muito quente no Sul Brasil. A partir de quinta-feira (26), a chegada de uma frente fria provoca chuva e vento fortes. O ar frio que acompanha a frente fria provoca diminuição da temperatura, mas não esfria muito não.

A massa de ar mais seco que predomina sobre a Região garante uma quarta-feira de sol. Com tempo aberto e quase sem chuva a temperatura sobe. Máxima de 38ºC em Porto Alegre, 31ºC em Florianópolis e 30ºC em Curitiba.

A aproximação de uma frente fria favorece o aquecimento

Quando o vento passa a soprar do quadrante norte trazendo ainda mais calor para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é uma situação denominada pelos meteorologistas de “aquecimento pré-frontal”, ou seja, o aquecimento que antecede a chegada de uma frente fria.

Na quinta-feira (26), com a chegada da frente fria a temperatura diminui no Rio Grande do Sul, mas o calor ainda é forte em Santa Catarina e no Paraná, onde a temperatura diminui só na sexta-feira (27).

A frente fria que chega ao Brasil na próxima quinta-feira (26), forma as nuvens carregadas que provocam temporais no extremo sul do país já na quarta-feira (25) à noite. Na quinta-feira, a chuva e os ventos fortes atingem também as demais regiões gaúchas. É alto o potencial para queda de granizo.

Entre a quarta e a quinta-feira, a presença da frente fria e de um centro de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai provocam ventos fortes no Rio Grande do Sul. As rajadas de vento chegam a 70km/h.

Na sexta-feira (27) ainda há previsão de temporais, com muita chuva e ventania, no norte e no leste do Rio Grande do Sul. A nuvens carregadas chegam também a Santa Catarina, onde há previsão de chuva e vento fortes com rajadas de até 70km/h.

Ciclone provoca vento forte no fim de semana

No fim de semana que vem, a chegada de mais uma frente fria ao Sul do Brasil forma as nuvens carregadas que voltam a provocar temporais no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva forte especialmente no sábado. As rajadas de vendo ficam entre 60 e 80km/k no domingo, quando há expectativa de formação de um ciclone extratropical no oceano, com centro ao largo da costa do Uruguai. Esse ciclone vai provocar vento intenso especialmente em alto-mar, onde as rajadas ficam entre 80 e 100km/h.

Assessoria Climatempo

PP News

Matéria recentes

Polícia Militar prende argentino por furto de motocicleta

A Polícia Militar de Santo Antônio do Sudoeste prendeu um argentino na noite de domingo…

2 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Antônio João Bonin

O Grupo Inocêncio e a família Bonin comunicam com pesar o falecimento do senhor, Antônio…

2 horas atrás

Morre Papa Francisco, aos 88 anos

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pelo…

2 horas atrás

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

13 horas atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

13 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

14 horas atrás

This website uses cookies.