Geral

Ação do Debetran orienta motoristas e ciclistas

Foto Assessoria

O Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) realizou no sábado, 06, uma ação educativa de trânsito com motoristas do transporte coletivo urbano e ciclistas de Francisco Beltrão. A iniciativa teve parcerias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus local, que desenvolve um projeto de extensão de ciclimobilidade, e da Associação Beltronense de Ciclismo (ABC).

Houve uma simulação onde motoristas de ônibus ocuparam o lugar de ciclistas e os ônibus circularam pela via em duas situações. Na primeira os ônibus ultrapassaram os ciclistas a uma distância de meio metro e na outra a um metro e meio, conforme o estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito.

Segundo a diretora do Debetran, Marilda Galvan, a atividade visa sensibilizar os condutores dos coletivos sobre a segurança dos ciclistas. “A simulação coloca motoristas do transporte coletivo numa situação diferente do dia a dia deles, fazendo com que percebam como é importante a distância correta para garantir a segurança dos ciclistas”, afirma Marilda. Enfatiza ainda que a educação no trânsito fortalece o comportamento seguro e salva vidas.

 Assessoria PMFB

Compartilhe: