A importância do plano de relacionamento com clientes para micro e pequenas empresas

Não seria ideal se todos os clientes que compram um produto ou serviço seu ficassem tão satisfeitos com o resultado que, além de adquirirem outras soluções da sua empresa, passassem a indicar e divulgar sua marca fielmente?

Esse é, certamente, um dos maiores objetivos de todo negócio. O que fica cada vez mais evidente é que, para conquistá-lo, as companhias podem seguir um plano de relacionamento com o cliente. Ao utilizar essa estratégia, a empresa se baseia no marketing como uma ferramenta para aumentar seu número de vendas.

Na realidade, o também chamado de marketing de relacionamento visa muito mais do que o aumento de lucro. Ele ajuda a companhia a conquistar e fidelizar clientes, construir e disseminar sua marca e se destacar da concorrência com a criação de autoridade no mercado. O resultado é uma combinação poderosa que transforma a empresa em referência para os clientes.

O que é marketing de relacionamento

Como mencionado, o marketing de relacionamento é uma estratégia aplicada pelas empresas para construir sua marca, prospectar clientes, fidelizar consumidores e se posicionar no mercado cada vez mais competitivo. Com a conquista e fidelização do público-alvo, você cria não somente uma clientela leal, mas também reais defensores e propagadores do nome da sua empresa.

Outro objetivo dessa ferramenta é, como você já sabe, fazer com que a companhia seja uma referência no mercado, e isso acontece principalmente pelas experiências de qualidade que são oferecidas ao usuário.

Para que o negócio conquiste tudo isso, ele precisa criar um relacionamento que ofereça vantagens aos prospects e clientes. Logo, com o objetivo de aumentar as vendas, você precisa construir uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que você visa gerar fãs, também deve oferecer a seus clientes algo que eles não encontrarão em outro lugar. Aqui, a máxima “é dando que se recebe” não poderia ser mais verdadeira.

Sendo assim, é importante notar que o marketing de relacionamento é uma estratégia que foca o médio e longo prazo, em que você consegue desenvolver uma relação contínua e progressiva com o cliente. Dessa maneira, um consumidor que compraria apenas um serviço ou produto básico da sua empresa passa a adquirir alternativas e soluções mais complexas.

Aplicar essa ferramenta em um mundo no qual a internet cresce cada vez mais passou a ser um processo simples para as empresas. Você pode optar por utilizar diversas metodologias, como marketing digital, marketing de conteúdo e inbound marketing.

Além disso, seu negócio ainda pode se fazer presente em redes sociais, blogs e e-mail marketing para colocar essa estratégia em prática. Ações offline, como o envio de brindes ou convites para inaugurações para clientes recorrentes, também são exemplos de técnicas que mostram resultado.

Como um plano de relacionamento ajuda minha empresa

A elaboração e execução de um plano de relacionamento transforma sua empresa em uma figura confiável — e quem é confiável é sempre lembrado. Portanto, para a manutenção, crescimento e sucesso do seu negócio, é mais do que fundamental que você invista na relação que estabelece com seus clientes.

A maneira de garantir que sua empresa atinja as proporções estimadas é por meio do desenvolvimento de estratégias que visem esse bom relacionamento com o consumidor e a posterior fidelização do mesmo.

Uma pesquisa realizada pela agência Bond Brand Loyalty nos Estados Unidos apontou que 73% das pessoas entrevistadas recomendam para seus amigos e familiares marcas que contam com planos de relacionamento com o cliente.

Esses dados apontam que desenvolver ações, investir em sistemas de recompensa ou entretenimento e promover campanhas é a maneira que as marcas encontraram para criar sua forte presença no mercado. E mais: por meio do diálogo e da conversa aberta, essas mesmas empresas criam laços de confiança com clientes fidelizados e potenciais novos parceiros.

5 razões para investir nessa estratégia:

1. Melhorar o atendimento ao cliente

Um dos papéis do marketing de relacionamento é também focar o cliente, identificando suas necessidades para atingi-las da melhor forma. Trabalhar sabendo que o cliente é o maior patrimônio da empresa ajuda a atendê-lo com a máxima qualidade e a atrair cada vez mais novos consumidores.

Quando a empresa entende as expectativas e necessidades do público-alvo e desenvolve formas de suprir suas necessidades, a fidelização acontece quase imediatamente.

2. Fidelizar os consumidores atuais

O principal resultado da utilização dessa ferramenta é a transformação de clientes em advogados da sua marca. Muitas vezes, essas pessoas vão defender sua empresa em discussões e argumentos, tornando ainda mais evidente o seu posicionamento e a sua relevância no mercado.

Além disso, toda vez que seu cliente precisar fazer uma nova compra, sua marca será a primeira a surgir em sua mente. Com esse forte sentimento de fidelização, sua empresa para de “brigar” por preço com a concorrência.

Para isso, é fundamental sempre acompanhar a satisfação e lealdade do cliente, assim como monitorar as metas e o número de vendas.

3. Construir uma marca forte e renomada

O valor de uma marca é construído com base em diversos fatores, mas um dos mais relevantes é a maneira como o seu público enxerga sua empresa. A construção de um relacionamento mais próximo com seus parceiros e clientes aumenta o valor que eles veem no seu nome.

Esse movimento, que passa a ser natural quando você constrói um plano de relacionamento, fortalece o seu conceito de branding e, consequentemente, ajuda você a aumentar as vendas.

4. Aumentar o faturamento

O número de clientes fidelizados é o maior diferencial entre uma empresa de faturamento instável de uma que conta com uma média de vendas fixa. O marketing de relacionamento cultiva uma clientela de longo prazo e garante a você um faturamento sólido.

Isso acontece porque essa ferramenta agrega valor ao aproximar sua marca do consumidor, gerando um impulso espontâneo de fidelidade ao seu negócio.

5. Incentivar o marketing boca a boca

A esta altura, você já deve saber que clientes encantados recomendam sua empresa a outras pessoas, seja presencialmente ou via redes sociais. Essa propaganda gratuita de boca a boca é decisiva para sua estabilidade no mercado e para o seu crescimento, uma vez que os clientes se baseiam muito na opinião de pessoas próximas para a decisão de compra.

Entender as necessidades do seu público-alvo é o primeiro passo para a construção de um plano de relacionamento eficiente. Fazer com que os clientes encontrem em sua marca a realização de um desejo ou a solução de um problema faz com que eles retornem constantemente à sua empresa. Isso os transforma em consumidores satisfeitos e fidelizados e, consequentemente, aumenta o seu faturamento e relevância no mercado.

Fonte Blog Cresol

23 de abril de 2020

Foto Blog Cresol

Não seria ideal se todos os clientes que compram um produto ou serviço seu ficassem tão satisfeitos com o resultado que, além de adquirirem outras soluções da sua empresa, passassem a indicar e divulgar sua marca fielmente?

Esse é, certamente, um dos maiores objetivos de todo negócio. O que fica cada vez mais evidente é que, para conquistá-lo, as companhias podem seguir um plano de relacionamento com o cliente. Ao utilizar essa estratégia, a empresa se baseia no marketing como uma ferramenta para aumentar seu número de vendas.

Na realidade, o também chamado de marketing de relacionamento visa muito mais do que o aumento de lucro. Ele ajuda a companhia a conquistar e fidelizar clientes, construir e disseminar sua marca e se destacar da concorrência com a criação de autoridade no mercado. O resultado é uma combinação poderosa que transforma a empresa em referência para os clientes.

O que é marketing de relacionamento

Como mencionado, o marketing de relacionamento é uma estratégia aplicada pelas empresas para construir sua marca, prospectar clientes, fidelizar consumidores e se posicionar no mercado cada vez mais competitivo. Com a conquista e fidelização do público-alvo, você cria não somente uma clientela leal, mas também reais defensores e propagadores do nome da sua empresa.

Outro objetivo dessa ferramenta é, como você já sabe, fazer com que a companhia seja uma referência no mercado, e isso acontece principalmente pelas experiências de qualidade que são oferecidas ao usuário.

Para que o negócio conquiste tudo isso, ele precisa criar um relacionamento que ofereça vantagens aos prospects e clientes. Logo, com o objetivo de aumentar as vendas, você precisa construir uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que você visa gerar fãs, também deve oferecer a seus clientes algo que eles não encontrarão em outro lugar. Aqui, a máxima “é dando que se recebe” não poderia ser mais verdadeira.

Sendo assim, é importante notar que o marketing de relacionamento é uma estratégia que foca o médio e longo prazo, em que você consegue desenvolver uma relação contínua e progressiva com o cliente. Dessa maneira, um consumidor que compraria apenas um serviço ou produto básico da sua empresa passa a adquirir alternativas e soluções mais complexas.

Aplicar essa ferramenta em um mundo no qual a internet cresce cada vez mais passou a ser um processo simples para as empresas. Você pode optar por utilizar diversas metodologias, como marketing digital, marketing de conteúdo e inbound marketing.

Além disso, seu negócio ainda pode se fazer presente em redes sociais, blogs e e-mail marketing para colocar essa estratégia em prática. Ações offline, como o envio de brindes ou convites para inaugurações para clientes recorrentes, também são exemplos de técnicas que mostram resultado.

Como um plano de relacionamento ajuda minha empresa

A elaboração e execução de um plano de relacionamento transforma sua empresa em uma figura confiável — e quem é confiável é sempre lembrado. Portanto, para a manutenção, crescimento e sucesso do seu negócio, é mais do que fundamental que você invista na relação que estabelece com seus clientes.

A maneira de garantir que sua empresa atinja as proporções estimadas é por meio do desenvolvimento de estratégias que visem esse bom relacionamento com o consumidor e a posterior fidelização do mesmo.

Uma pesquisa realizada pela agência Bond Brand Loyalty nos Estados Unidos apontou que 73% das pessoas entrevistadas recomendam para seus amigos e familiares marcas que contam com planos de relacionamento com o cliente.

Esses dados apontam que desenvolver ações, investir em sistemas de recompensa ou entretenimento e promover campanhas é a maneira que as marcas encontraram para criar sua forte presença no mercado. E mais: por meio do diálogo e da conversa aberta, essas mesmas empresas criam laços de confiança com clientes fidelizados e potenciais novos parceiros.

5 razões para investir nessa estratégia:

1. Melhorar o atendimento ao cliente

Um dos papéis do marketing de relacionamento é também focar o cliente, identificando suas necessidades para atingi-las da melhor forma. Trabalhar sabendo que o cliente é o maior patrimônio da empresa ajuda a atendê-lo com a máxima qualidade e a atrair cada vez mais novos consumidores.

Quando a empresa entende as expectativas e necessidades do público-alvo e desenvolve formas de suprir suas necessidades, a fidelização acontece quase imediatamente.

2. Fidelizar os consumidores atuais

O principal resultado da utilização dessa ferramenta é a transformação de clientes em advogados da sua marca. Muitas vezes, essas pessoas vão defender sua empresa em discussões e argumentos, tornando ainda mais evidente o seu posicionamento e a sua relevância no mercado.

Além disso, toda vez que seu cliente precisar fazer uma nova compra, sua marca será a primeira a surgir em sua mente. Com esse forte sentimento de fidelização, sua empresa para de “brigar” por preço com a concorrência.

Para isso, é fundamental sempre acompanhar a satisfação e lealdade do cliente, assim como monitorar as metas e o número de vendas.

3. Construir uma marca forte e renomada

O valor de uma marca é construído com base em diversos fatores, mas um dos mais relevantes é a maneira como o seu público enxerga sua empresa. A construção de um relacionamento mais próximo com seus parceiros e clientes aumenta o valor que eles veem no seu nome.

Esse movimento, que passa a ser natural quando você constrói um plano de relacionamento, fortalece o seu conceito de branding e, consequentemente, ajuda você a aumentar as vendas.

4. Aumentar o faturamento

O número de clientes fidelizados é o maior diferencial entre uma empresa de faturamento instável de uma que conta com uma média de vendas fixa. O marketing de relacionamento cultiva uma clientela de longo prazo e garante a você um faturamento sólido.

Isso acontece porque essa ferramenta agrega valor ao aproximar sua marca do consumidor, gerando um impulso espontâneo de fidelidade ao seu negócio.

5. Incentivar o marketing boca a boca

A esta altura, você já deve saber que clientes encantados recomendam sua empresa a outras pessoas, seja presencialmente ou via redes sociais. Essa propaganda gratuita de boca a boca é decisiva para sua estabilidade no mercado e para o seu crescimento, uma vez que os clientes se baseiam muito na opinião de pessoas próximas para a decisão de compra.

Entender as necessidades do seu público-alvo é o primeiro passo para a construção de um plano de relacionamento eficiente. Fazer com que os clientes encontrem em sua marca a realização de um desejo ou a solução de um problema faz com que eles retornem constantemente à sua empresa. Isso os transforma em consumidores satisfeitos e fidelizados e, consequentemente, aumenta o seu faturamento e relevância no mercado.

Fonte Blog Cresol

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