Procons realizam mutirão de renegociação de dívidas
No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON de Francisco Beltrão, juntamente com a Associação Brasileira de Procons e a Federação Brasileira dos Bancos, realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março. Será exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br
A ação dos órgãos de defesa do consumidor tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Os órgãos promotores programaram a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da Associação Brasileira de Procons, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também para a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com Helena do Couto, diretora do Procon de Francisco Beltrão, “é muito importante que o consumidor faça uma proposta com a forma que deseja realizar o pagamento, pois só ele sabe qual a sua condição financeira, se pode oferecer um valor para a quitação integral da dívida, ou, se for parcelar, com qual valor pode se comprometer por mês”.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. A plataforma também possui aplicativo para smartphone. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon de Francisco Beltrão orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória. Informações complementares pelo telefone (46) 3524-5063.
(Assessoria PFB)
Helena do Couto, coordenadora do Procon – Foto divulgação
No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON de Francisco Beltrão, juntamente com a Associação Brasileira de Procons e a Federação Brasileira dos Bancos, realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março. Será exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br
A ação dos órgãos de defesa do consumidor tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Os órgãos promotores programaram a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da Associação Brasileira de Procons, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também para a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com Helena do Couto, diretora do Procon de Francisco Beltrão, “é muito importante que o consumidor faça uma proposta com a forma que deseja realizar o pagamento, pois só ele sabe qual a sua condição financeira, se pode oferecer um valor para a quitação integral da dívida, ou, se for parcelar, com qual valor pode se comprometer por mês”.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. A plataforma também possui aplicativo para smartphone. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon de Francisco Beltrão orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória. Informações complementares pelo telefone (46) 3524-5063.
(Assessoria PFB)
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia