Major Pitz explica mudanças no atendimento do 190 da Polícia Militar
Na tarde desta sexta-feira (08), no Programa Polícia Comunitária na Rádio Educadora com Luiz Carlos Maciel, o Major Rogério Gomes Pitz explicou detalhadamente como ficou o atendimento do telefone de emergência da Polícia Militar no Estado do Paraná.
Segundo Pitz, a pessoa liga no 190 e a ligação cai em uma central em Curitiba. Uma secretária eletrônica atende e solicita qual a situação da ocorrência e na sequência cita o número a ser teclado.
Em caso de emergência por exemplo, onde haja crime contra a vida a pessoa tecla 0 e imediatamente um atendente faz algumas perguntas rápidas.
Esse procedimento dura de um a um minuto e meio. Já no sistema o atendente faz o despacho da ocorrência para a cidade de origem.
Major Pitz citou um exemplo de como vai funcionar. Em uma cidade onde tem apenas dois policiais de serviço. Se a pessoa ligar no 190 e os policiais estiverem patrulhando ou atendendo uma ocorrência não haveria ninguém para atender o telefone. Já neste sistema se a pessoa ligar no 190 informando a situação, a central de Curitiba, repassa imediatamente ao Copom do 21º BPM e o plantonista repassa a ocorrência para as viaturas para o atendimento imediato.
Major Pitz falou também do aplicativo APP 190, onde a pessoa pode se cadastrar e comunicar a ocorrência.
Pitz disse também que a região sudoeste prefixo (46) foi usado como piloto no projeto que funciona na capital do estado desde 2017 e comprovou a eficiência no novo sistema, que desta forma evita também os trotes que tinham um número muito grande. Com este novo sistema já e detectado quando é trote ou não.
O major está otimista e disse que as pessoas irão se adaptar muito facilmente.

Major Pitz e o apresentador Luiz Carlos Maciel - Foto Arquivo
Na tarde desta sexta-feira (08), no Programa Polícia Comunitária na Rádio Educadora com Luiz Carlos Maciel, o Major Rogério Gomes Pitz explicou detalhadamente como ficou o atendimento do telefone de emergência da Polícia Militar no Estado do Paraná.
Segundo Pitz, a pessoa liga no 190 e a ligação cai em uma central em Curitiba. Uma secretária eletrônica atende e solicita qual a situação da ocorrência e na sequência cita o número a ser teclado.
Em caso de emergência por exemplo, onde haja crime contra a vida a pessoa tecla 0 e imediatamente um atendente faz algumas perguntas rápidas.
Esse procedimento dura de um a um minuto e meio. Já no sistema o atendente faz o despacho da ocorrência para a cidade de origem.
Major Pitz citou um exemplo de como vai funcionar. Em uma cidade onde tem apenas dois policiais de serviço. Se a pessoa ligar no 190 e os policiais estiverem patrulhando ou atendendo uma ocorrência não haveria ninguém para atender o telefone. Já neste sistema se a pessoa ligar no 190 informando a situação, a central de Curitiba, repassa imediatamente ao Copom do 21º BPM e o plantonista repassa a ocorrência para as viaturas para o atendimento imediato.
Major Pitz falou também do aplicativo APP 190, onde a pessoa pode se cadastrar e comunicar a ocorrência.
Pitz disse também que a região sudoeste prefixo (46) foi usado como piloto no projeto que funciona na capital do estado desde 2017 e comprovou a eficiência no novo sistema, que desta forma evita também os trotes que tinham um número muito grande. Com este novo sistema já e detectado quando é trote ou não.
O major está otimista e disse que as pessoas irão se adaptar muito facilmente.
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