Procon alerta para golpes de empréstimos pela internet

Nos últimos dias o Procon de Francisco Beltrão recebeu alguns consumidores relatando casos parecidos de um golpe que já é antigo, mas que pelo período em que vivemos pode ter se agravado.

Segundo a diretora o Procon, Helena do Couto, o golpe ocorre da seguinte forma, o consumidor vê um anúncio na internet, normalmente nas redes sociais (Facebook, ou recebe via mensagem no Whatsapp) sobre uma oportunidade de contratar um empréstimo de maneira rápida e fácil, entra em contato com a financeira e tratam da documentação. Ocorre que para aprovar o empréstimo e liberar o dinheiro a empresa pede que o consumidor deposite um certo valor em uma conta bancária para pagamento de taxas, seguro, ou algo relacionado ao avalista. Normalmente após realizar o primeiro depósito a empresa continua solicitando que mais valores sejam depositados, com a justificativa de novas tarifas, e o empréstimo nunca é liberado.

Essa conta em que o consumidor faz o depósito, em geral, é de uma pessoa física, uma poupança de um laranja, minutos depois que o dinheiro é creditado ele é sacado, e fica muito difícil reaver os valores.

Com a pandemia os problemas financeiros se agravaram, muitos procuram uma solução rápida, e essas ofertas são atrativas pela propaganda de facilidade em obtenção do crédito, os criminosos são persistentes e convincentes, às vezes se passam por funcionários de grandes bancos, outras criam um material de uma “empresa” de fachada.

O Procon solicita que os consumidores tenham muita cautela, pois correm o risco de caírem nesse golpe.

O Procon auxilia o consumidor a identificar se o fato se trata de um golpe, porém como se trata de um crime, orientamos que quem foi vitimado procure a delegacia e registre um boletim e ocorrência.

8 de junho de 2020

Nos últimos dias o Procon de Francisco Beltrão recebeu alguns consumidores relatando casos parecidos de um golpe que já é antigo, mas que pelo período em que vivemos pode ter se agravado.

Segundo a diretora o Procon, Helena do Couto, o golpe ocorre da seguinte forma, o consumidor vê um anúncio na internet, normalmente nas redes sociais (Facebook, ou recebe via mensagem no Whatsapp) sobre uma oportunidade de contratar um empréstimo de maneira rápida e fácil, entra em contato com a financeira e tratam da documentação. Ocorre que para aprovar o empréstimo e liberar o dinheiro a empresa pede que o consumidor deposite um certo valor em uma conta bancária para pagamento de taxas, seguro, ou algo relacionado ao avalista. Normalmente após realizar o primeiro depósito a empresa continua solicitando que mais valores sejam depositados, com a justificativa de novas tarifas, e o empréstimo nunca é liberado.

Essa conta em que o consumidor faz o depósito, em geral, é de uma pessoa física, uma poupança de um laranja, minutos depois que o dinheiro é creditado ele é sacado, e fica muito difícil reaver os valores.

Com a pandemia os problemas financeiros se agravaram, muitos procuram uma solução rápida, e essas ofertas são atrativas pela propaganda de facilidade em obtenção do crédito, os criminosos são persistentes e convincentes, às vezes se passam por funcionários de grandes bancos, outras criam um material de uma “empresa” de fachada.

O Procon solicita que os consumidores tenham muita cautela, pois correm o risco de caírem nesse golpe.

O Procon auxilia o consumidor a identificar se o fato se trata de um golpe, porém como se trata de um crime, orientamos que quem foi vitimado procure a delegacia e registre um boletim e ocorrência.

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