Federação das APAEs do Paraná repudia ação que ataca o direito à educação especializada

A Federação das APAEs do Paraná que representa 343 escolas especializadas e 40 mil pessoas em todo o estado se manifestou nesta semana repudiando a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
A ação busca a invalidação das Leis Estaduais que reconhecem e asseguram o apoio do estado à modalidade de educação especial, promovida por entidades filantrópicas e segundo a Federação Estadual, ignora a realidade das milhares de famílias que com base na avaliação técnica e melhor interesse optam pelo atendimento especializado.
Para a Federação Estadual, esta ação tenta eliminar a política de apoio à educação especial ofertada pelo Governo do Paraná e revelam grave desconhecimento da diversidade das necessidades educacionais das pessoas com deficiência e afrontam os princípios da equidade, da pluralidade e da escuta ativa das famílias.
Membros da direção da federação estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná solicitando apoio para defender os seus direitos e foram recebidos pelo presidente da casa, que reforçou o compromisso de continuar com esta política.
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia