Procon lança campanha para combater produtos vencidos e dar benefícios para os consumidores

O Procon de Francisco Beltrão lançou oficialmente a campanha “De Olho na Prateleira”, com o objetivo de reduzir os produtos vencidos nos mercados da cidade, após a Vigilância Sanitária identificar várias irregularidades nos primeiros meses de 2025.

Através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com lojistas, o consumidor que encontrar produtos vencidos nos mercados terá direito a 10% de desconto no valor do item. Ou seja, a cada dez produtos vencidos identificados pelo cliente, ele terá direito a receber um produto equivalente e dentro do prazo de validade.

O Procon também promoverá parcerias com universidades nas fiscalizações e a cada cinco quilos de produtos vencidos retirados dos mercados, o proprietário deverá doar uma cesta básica e um quilo de ração ao município.

Segundo a diretora do Procon de Francisco Beltrão, Pâmela Castanha Inhoato, nem todos estabelecimentos do setor aderiram à campanha, mas aqueles que irão participar demonstram a seriedade e o compromisso com os consumidores para reduzir a quantidade de produtos vencidos.

Confira a lista de empresas que aderiram à campanha:

Mercado Coelli, Mercado União, Mano Manfrói, Mano Express, No Ponto Supermercados, Superdia, Mercado Industrial, Max Atacadista, Mercado Tio Ito, Ítalo Supermercados, Mercado Brais, Mercado Trevo, Mercado Baratão e Mercado Zeferino.

7 de março de 2025

Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão apreendeu toneladas de produtos vencidos em 2025 (Foto: Murilo César)

O Procon de Francisco Beltrão lançou oficialmente a campanha “De Olho na Prateleira”, com o objetivo de reduzir os produtos vencidos nos mercados da cidade, após a Vigilância Sanitária identificar várias irregularidades nos primeiros meses de 2025.

Através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com lojistas, o consumidor que encontrar produtos vencidos nos mercados terá direito a 10% de desconto no valor do item. Ou seja, a cada dez produtos vencidos identificados pelo cliente, ele terá direito a receber um produto equivalente e dentro do prazo de validade.

O Procon também promoverá parcerias com universidades nas fiscalizações e a cada cinco quilos de produtos vencidos retirados dos mercados, o proprietário deverá doar uma cesta básica e um quilo de ração ao município.

Segundo a diretora do Procon de Francisco Beltrão, Pâmela Castanha Inhoato, nem todos estabelecimentos do setor aderiram à campanha, mas aqueles que irão participar demonstram a seriedade e o compromisso com os consumidores para reduzir a quantidade de produtos vencidos.

Confira a lista de empresas que aderiram à campanha:

Mercado Coelli, Mercado União, Mano Manfrói, Mano Express, No Ponto Supermercados, Superdia, Mercado Industrial, Max Atacadista, Mercado Tio Ito, Ítalo Supermercados, Mercado Brais, Mercado Trevo, Mercado Baratão e Mercado Zeferino.

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