Como pagar DAS atrasada Simples Nacional
O que muitos não contam sobre abrir empresa é que as responsabilidades, que são muitas, vêm a cavalo. Logo no início da abertura do CNPJ, os proprietários do negócio devem se manter atentos sobre suas responsabilidades fiscais e legais, uma delas é o pagamento da DAS.
A DAS é a guia unificada que arrecada todos os impostos devidos por uma empresa. Se você esqueceu de pagá-la no prazo estipulado, ainda tem como efetuar o pagamento. Veja como a seguir!
h2: O que é DAS e como funciona?DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É uma guia única de pagamento que reúne os impostos e contribuições que as empresas optantes pelo regime Simples Nacional precisam pagar.
Ela serve para empresas de todos os portes que optaram pelo regime Simples Nacional, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). No caso do MEI, o DAS é a única forma de recolher os impostos e contribuições.
Quando o pagamento da DAS deve ser efetuado?
O pagamento do DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional, deve ser realizado até o dia 20 do mês subsequente ao mês de referência.
Se o mês de referência for janeiro, o pagamento do DAS deve ser feito até o dia 20 de fevereiro.
Obs.: O pagamento é feito em dias úteis. No caso de finais de semana ou feriado, deve-se consultar o dia estipulado.
Como regularizar o pagamento da DAS
A regularização do Simples Nacional é simples e pode ser feita pela internet de duas formas. A primeira pelo aplicativo MEI. Basta baixá-lo, entrar pelo e-mail do GOV e emitir o boleto. A segunda, siga o passo a passo:
- Acesse o site oficial;
- Escolha a opção PGDAS-D e DEFIS;
- Emita a nova guia na opção “Emitir DAS Simples Nacional” – Boleto atualizado;
- Confira o novo valor a ser pago devido ao atraso;
- Faça a emissão.
O valor da multa por atraso é de 2% ao mês-calendário.
Para evitar que situações como essa, contrate um escritório de contabilidade e mantenha-se em dia com todas as obrigações legais.
Com a contabilidade online, fica mais fácil de conseguir um contador excepcional por um preço mais acessível.
É possível parcelar o pagamento da DAS?
Sim, é possível parcelar o pagamento da DAS, tanto para MEIs quanto para empresas do Simples Nacional. Para isso, é importante que o valor mínimo da prestação não seja inferior a R$ 300,00. Esse pedido poderá ser solicitado em até 60 meses.
- Acesse o Portal do Empreendedor e faça login com seu CNPJ e senha;
- Clique em “MEI”, depois em “Regularização de Débitos” e “Parcelamento de Débitos”;
- Siga as instruções na tela para selecionar os débitos a serem parcelados e gerar os boletos das parcelas.
Simples assim!
Não se esqueça de contratar um profissional competente para te auxiliar em todos os processos contábeis da sua empresa. Mantenha a conformidade com a legislação fiscal vigente!
Foto: Divulgação
O que muitos não contam sobre abrir empresa é que as responsabilidades, que são muitas, vêm a cavalo. Logo no início da abertura do CNPJ, os proprietários do negócio devem se manter atentos sobre suas responsabilidades fiscais e legais, uma delas é o pagamento da DAS.
A DAS é a guia unificada que arrecada todos os impostos devidos por uma empresa. Se você esqueceu de pagá-la no prazo estipulado, ainda tem como efetuar o pagamento. Veja como a seguir!
h2: O que é DAS e como funciona?DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É uma guia única de pagamento que reúne os impostos e contribuições que as empresas optantes pelo regime Simples Nacional precisam pagar.
Ela serve para empresas de todos os portes que optaram pelo regime Simples Nacional, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). No caso do MEI, o DAS é a única forma de recolher os impostos e contribuições.
Quando o pagamento da DAS deve ser efetuado?
O pagamento do DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional, deve ser realizado até o dia 20 do mês subsequente ao mês de referência.
Se o mês de referência for janeiro, o pagamento do DAS deve ser feito até o dia 20 de fevereiro.
Obs.: O pagamento é feito em dias úteis. No caso de finais de semana ou feriado, deve-se consultar o dia estipulado.
Como regularizar o pagamento da DAS
A regularização do Simples Nacional é simples e pode ser feita pela internet de duas formas. A primeira pelo aplicativo MEI. Basta baixá-lo, entrar pelo e-mail do GOV e emitir o boleto. A segunda, siga o passo a passo:
- Acesse o site oficial;
- Escolha a opção PGDAS-D e DEFIS;
- Emita a nova guia na opção “Emitir DAS Simples Nacional” – Boleto atualizado;
- Confira o novo valor a ser pago devido ao atraso;
- Faça a emissão.
O valor da multa por atraso é de 2% ao mês-calendário.
Para evitar que situações como essa, contrate um escritório de contabilidade e mantenha-se em dia com todas as obrigações legais.
Com a contabilidade online, fica mais fácil de conseguir um contador excepcional por um preço mais acessível.
É possível parcelar o pagamento da DAS?
Sim, é possível parcelar o pagamento da DAS, tanto para MEIs quanto para empresas do Simples Nacional. Para isso, é importante que o valor mínimo da prestação não seja inferior a R$ 300,00. Esse pedido poderá ser solicitado em até 60 meses.
- Acesse o Portal do Empreendedor e faça login com seu CNPJ e senha;
- Clique em “MEI”, depois em “Regularização de Débitos” e “Parcelamento de Débitos”;
- Siga as instruções na tela para selecionar os débitos a serem parcelados e gerar os boletos das parcelas.
Simples assim!
Não se esqueça de contratar um profissional competente para te auxiliar em todos os processos contábeis da sua empresa. Mantenha a conformidade com a legislação fiscal vigente!
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