Procon-PR notifica operadoras de telefonia por não repassar descontos do ICMS para os clientes
A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou, na última quinta-feira (01), operadoras de telefonia celular e serviços de internet. O motivo foi o não repasse dos descontos resultantes da diminuição das alíquotas do ICMS, conforme legislação que entrou em vigor em julho de 2022. Foram notificadas as empresas Claro, Ligga, Oi, Tim e Vivo.
De acordo com Rogério Carboni, secretário da Sejuf, “os consumidores paranaenses já deveriam ter recebido, em suas faturas, o desconto relativo à diminuição do ICMS, o que não vem ocorrendo, conforme documentos apresentados pelos usuários ao Procon-PR”.
As empresas foram notificadas para apresentar informações sobre o repasse dos descontos, bem como apontar as datas de início e término dos mesmos e ainda quais medidas informativas tomaram ou estão tomando para esclarecer os consumidores.
Chefe do Procon-PR, Cláudia Silvano esclarece que, após o recebimento das notificações, as empresas têm o prazo legal de 20 dias para apresentar a resposta. Além disso, o consumidor pode fazer a reclamação individual, caso não tenha recebido os descontos, por meio da plataforma consumidor.gov.br, disponível no seguinte link: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1661968421014
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A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou, na última quinta-feira (01), operadoras de telefonia celular e serviços de internet. O motivo foi o não repasse dos descontos resultantes da diminuição das alíquotas do ICMS, conforme legislação que entrou em vigor em julho de 2022. Foram notificadas as empresas Claro, Ligga, Oi, Tim e Vivo.
De acordo com Rogério Carboni, secretário da Sejuf, “os consumidores paranaenses já deveriam ter recebido, em suas faturas, o desconto relativo à diminuição do ICMS, o que não vem ocorrendo, conforme documentos apresentados pelos usuários ao Procon-PR”.
As empresas foram notificadas para apresentar informações sobre o repasse dos descontos, bem como apontar as datas de início e término dos mesmos e ainda quais medidas informativas tomaram ou estão tomando para esclarecer os consumidores.
Chefe do Procon-PR, Cláudia Silvano esclarece que, após o recebimento das notificações, as empresas têm o prazo legal de 20 dias para apresentar a resposta. Além disso, o consumidor pode fazer a reclamação individual, caso não tenha recebido os descontos, por meio da plataforma consumidor.gov.br, disponível no seguinte link: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1661968421014
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