Francisco Beltrão
Foto Polícia Militar

Nesta segunda-feira (17), na Sede do 21º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada solenidade militar comemorativa ao aniversário do Patrono da PMPR, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Durante a solenidade foram entregues medalhas aos militares do 21º BPM e do 10º Grupamento de Bombeiros.
Estiveram reunidos representantes da Polícia Militar da região, além de prefeitos, vereadores, lideranças, alunos dos colégios cívico militares e Colégio Vila Militar Vida e Ensino, além de familiares e amigos dos homenageados. O evento também contou com a participação do 2º Sgt. PM RR Orides Vieira Sarmento, que faz parte da linhagem familiar do Patrono da PMPR.

História do Patrono

O patrono nasceu no Ceará, em 17 de maio de 1882. Em 29 de julho de 1907 ingressou na 1ª Companhia do Regimento de Segurança. Em 1908 foi comissionado como Alferes; tornando-se efetivo a partir de 6 de novembro de 1909. Em 6 de outubro de 1913 foi promovido a Tenente, por Ato de Bravura no Combate do Irani (Guerra do Contestado). Na ocasião, o Tenente Sarmento compunha esse destacamento e foi ferido gravemente; tendo perdido o olho direito por um golpe de arma branca. Tombou no local e foi dado por morto, somente sendo resgatado posteriormente. Em 3 de janeiro de 1921 foi promovido a Capitão, por merecimento. Em 5 de março de 1925 foi promovido a Major, por bravura nos combates ocorridos durante a Revolta de 1924. Depois de reformado, faleceu em 21 de abril de 1934. A data de 17 de maio, aniversário do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, é comemorada porque, ao longo da vida, sua conduta é tida como exemplo por aqueles que atuam no desenvolvimento da missão de servir a sociedade, no campo da Segurança Pública.

Entregas de Medalhas

A cerimônia ao Coronel Sarmento, faz parte do calendário anual da Corporação e nesta data, há previsão de entregas de medalhas de bronze e prata e ouro, relativas a 10, 20 e 30 anos de serviço, respectivamente. Neste ano, dois militares também foram agraciados com as medalhas de Sangue (quando o militar sofre ferimento grave em serviço) e de Humanidade (concedida por ato de bravura de militar estadual).
Confira a relação dos homenageados que receberam as medalhas:


Medalhas de Ouro – 30 anos de serviço
1º Sgt. PM RR Itor Kruczkevicz
2º Sgt. QPM 1-0 Vilson Luiz Viapiana
3º Sgt. QPM 1-0 Valdir Antonio Rhoden Sturm
MEDALHAS DE PRATA – 20 ANOS DE SERVIÇO
1º Sgt. QPM 2-0 Adriano Massiero
2º Sgt. QPM 1-0 Flavio Ferreira de Lima
Cb. QPM 1-0 Altair Marques
Cb. QPM 1-0 Waldomiro da Silva

Medalhas de Bronze – 10 anos de serviço
Cb. QPM 1-0 Jocinei Pires Vieira
Cb. QPM 1-0 Pablo Fernando Novak
Cb. QPM 1-0 Ronaldo Cristiano Makximovitz
Cb. QPM 2-0 Marcelo Petuco
Sd. QPM 1-0 Alex Rodrigues da Veiga
Sd. QPM 1-0 Eleandro Herdman
Sd. QPM 1-0 Fabio Cesar Tesser
Sd. QPM 1-0 Leonardo Schiavo de Castro
Sd. QPM 1-0 Andreia Lazaretti Marion
Sd. QPM 1-0 Ederson Anzolin
Sd. QPM 1-0 Ederson Fernando Alberti
Sd. QPM 1-0 Elsiane Machado
Sd. QPM 1-0 Fabricio Saraiva Fernandes
Sd. QPM 1-0 Fernando Diniz Alberton
Sb. QPM 1-0 Lauro Moreira da Siqueira Junior
Sd. QPM 1-0 Luciano Dalla Costa
Sd. QPM 1-0 Marcos José Verruck
Sd. QPM 1-0 Roni Cavagnolli

Medalha de Sangue
Cb. QPM 1-0 Adila Zandoná

Medalha de Humanidade
Cb. QPM 1-0 Jocinei Pires Vieira