O Sul do Brasil entra em alerta para temporais a partir desta sexta-feira (29) com a formação de fortes áreas de instabilidade. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná voltam a ter chuva forte e volumosa, com risco de raios e ventania. Os meteorologistas reforçam a situação de tempo severo, com risco de novos temporais sobre o Sul, também durante o fim de semana.  

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil está favorecendo o crescimento de grandes áreas de instabilidade entre o Paraguai, a Argentina e a Região Sul. A sexta-feira será marcada por muita instabilidade e aumento das nuvens carregadas.   

A chuva tende a começar pelo oeste da Região Sul nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Argentina. O tempo fica carregado e há risco de chuva forte e volumosa. Foz do Iguaçu, Chapecó (SC) e Uruguaiana (RS) são alguns municípios que poderão ter chuva desde cedo. 

As pancadas de chuva se espalham pelas outras áreas do Sul Brasil no decorrer do dia com o avanço e a intensificação das instabilidades. O tempo fica instável com previsão de chuva nas três capitais do sul.

Além do risco de chuva forte com descargas elétricas, outra preocupação é a ventania. "As rajadas de vento mais intensas poderão alcançar 80 km/h nos três estados do Sul, sendo que nas regiões montanhosas podemos ter ventos constantes e até mais fortes", avisa a meteorologista Josélia Pegorim.

Informações Climatempo



Solange Maciel
28/09/2017



Imagem ilustrativa