Chuva, raios e intensas rajadas de vento de 80 km/h a mais de 100 km/h são observados nos estados da Região Sul do Brasil. A mudança no tempo veio depois de um fim de semana muito quente. Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou aos 37,7°C na tarde do domingo, 10, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Esta foi a maior temperatura na Região Sul ontem.

 

Frente fria

A chuva e o os ventos são das nuvens carregadas de uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, 11 de setembro. No decorrer do dia, a previsão é que chova em todo o Rio Grande do Sul, na maioria das áreas de Santa Catarina e no oeste e no sul do Paraná. Há risco de raios e de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. A Grande Florianópolis, a região catarinense do Vale do Itajaí e as demais áreas do Paraná vão ter aumento da nebulosidade no decorrer do dia, mas não há previsão de chuva.

 

Ventania

Até 10 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado rajadas de vento com até 103 km/h em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC), 86 km/h em Santa Vitória do palmar/Barra do Chuí (RS), 82 km/h em Canguçu (RS) e em Jaguarão (RS).

As rajadas de vento continuam no decorrer do dia alcançando velocidades entre 70km/h e 100 km/h.

 

Nova frente fria

Esta frente fria que chegou ao Sul do Brasil se afasta no mar nesta terça-feira, mas ainda deve chover em áreas dos três estados. Na quarta-feira, áreas de instabilidade ainda devem provocar chuva em parte do Rio Grande do Sul. A partir de quinta-feira, 14 de setembro, as condições para chuva no Sul do Brasil voltam a aumentar com a chegada de outra frente fria. Até o fim da semana, a chuva deste novo sistema avança só até o sul do Paraná.

Fonte: Climatempo

 



Solange Maciel
11/09/2017



Imagem: Climatempo