A Polícia Ambiental flagrou nesta quinta-feira (24) duas áreas de desmatamento ilegal no município de Dois Vizinhos.

Na comunidade de São Valentin a equipe encontrou uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira realizando um desmate, e, um aterro de pedras com movimentação de solo, onde foi possível constatar a supressão de 0,20 hectares de vegetação nativa.

As máquinas foram apreendidas e os responsáveis pela área danificada foram identificados. O proprietário da terra e dois arrendatários, juntamente com os operadores das máquinas foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil onde foi lavrado o Termo Circustanciado. No local também foram apreendidas duas motosserras, que estavam sem a documentação necessária.

A segunda ocorrência foi registrada na comunidade de São João dos Poloneses, onde foi constatada a destruição de uma área de preservação permanente mediante terraplanagem (deslocamento de terra) em curso hídrico, em uma área equivalente a 0,1 hectare. No local também foram apreendidas duas máquinas, um trator de esteira  e uma retroescavadeira.

O proprietário da área  e os operadores das máquinas foram presos por ter violado o Artigo 38 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.

Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Dois Vizinhos e serão oficializados ao IAP, à fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

 



Solange Maciel
25/08/2017