A Laíza de apenas cinco meses e sua mãe, Ana Paula Lemes, receberam a visita da policial militar que socorreu a pequena na noite anterior. A família reside no bairro Novo Mundo, em Francisco Beltrão, e precisou de ajuda na noite de segunda-feira (24), quando a tia da criança ligou no 190, depois que Laíza se engasgou com leite.

 A Soldado Sandra Schons pode conhecer a pequena e sua mãe, que agradeceu pelo atendimento que fez a diferença para a família. Segundo Ana Paula, quando Laíza se engasgou tentaram fazer ela voltar a respirar, mas como a criança já estava ficando roxa entraram no carro e foram em direção ao hospital, nisso ligaram para o Samu, mas como a ligação não deu certo ligaram para o número 190 para pedir ajuda.

A Soldado Schons repassou noções de primeiros socorros, “orientei que a bebê fosse colocada de bruços sobre um dos braços, com a cabeça um pouco mais baixa e a segurando com uma das mãos, dando leves palmadinhas nas costas da criança com a outra mão, sem usar muita força”. Nas proximidades do Hospital, após a realização dos procedimentos, a criança regurgitou o leite e começou a chorar. Ao dar entrada no pronto atendimento a equipe de enfermagem realizou os procedimentos necessários, em seguida, Laíza foi liberada e hoje passa bem.

Em conversa com a família a Soldado Schons contou que há cerca de um mês revisou os procedimentos de primeiros socorros, porque tinha medo de não saber ajudar da forma correta caso alguém ligasse pedindo socorro, pois este tipo de atendimento normalmente é prestado pelo Samu ou Corpo de Bombeiros, mas muitas pessoas lembram primeiro do número 190, finalizou a PM.

 



Solange Maciel Assessoria PM
25/07/2017