Na tarde desta quarta-feira (19) foi apresentado na Rádio Educadora de Francisco Beltrão, o projeto “Patrulha Maria da Penha” onde foram entrevistados pelo radialista Luiz Carlos Maciel ,o Promotor de Justiça da Comarca de Marmeleiro Dr. Pedro Scalco e os cabos da Polícia Militar Apollo e Giovelli.

Durante o programa foi apresentado o projeto que é uma extensão dos projetos Vizinhança Segura, Vizinhança Urbana Segura e Comércio Seguro, os quais são efetivados nos três municípios do 2º Pelotão do 21º BPM, Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul. O projeto visa orientar e garantir direitos das mulheres e protege-las de eventuais ameaças no seio da família e da sociedade. Também como objetivo primordial trazer as mulheres da Comarca de Marmeleiro, notadamente as mais carentes de informação e vítimas de violência doméstica e familiar, conhecimento de seus direitos, consoante capitulado na Lei Maria da Penha.

Um dos pontos em destaque será a fiscalização de medidas protetivas deferidas pelo juízo da Comarca e visitas as mulheres vítimas de violência, com repasse de informações e orientações. Também está previsto a criação do Núcleo de Violência Doméstica e Familiar nas Associações Comerciais dos três municípios da Comarca. As atividades de fiscalização serão exercidas pelo Ministério Público, que também orientara os policiais militares acerca das situações mais complexas de violência doméstica e familiar, solicitando providências específicas a cada caso.

Serão parceiros do projeto, o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Prefeituras Municipais, Associações Comerciais, Conselhos Comunitários de Segurança, Conselho da Comunidade, Rotary e a sociedade em geral. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas no Ministério Público ou com a Polícia Militar.



Solange Maciel
19/07/2017