A semana começou com perspectiva de neve na região dos chamados Campos de Palmas, no Sudoeste do Paraná. De acordo com alerta da Defesa Civil, com base em análise climática do Simepar, para esta segunda-feira (17) é esperada uma mudança brusca das condições do tempo, com a chegada de uma frente fria.

A queda na temperatura provoca chuvas na maioria das regiões do Estado. A combinação de muita umidade e muito frio proporciona uma condição favorável ocorrência de chuva congelada e até mesmo a possibilidade de queda de neve próximo à divisa com Santa Catarina, diz o Simepar.

Neve em Palmas
Palmas está nesta localização. Caso se confirme o alerta da Defesa Civil, será a segunda vez que o fenômeno irá ocorrer este ano na cidade considerada a mais fria do Paraná.

Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas criaram as condições perfeitas resultando na queda de chuva congelada, na área urbana, e flocos de neve nos Campos de Palmas, região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

O fenômeno durou pouco, aproximadamente cinco minutos, mas perfeitamente perceptível, como foi possível conferir em vídeos de celular distribuídos pelas redes sociais da internet.

(Clique AQUI para ver o vídeo)

O declínio na temperatura, segundo o Simepar, deverá ocorrer mesmo a partir da tarde de hoje. "A sensação de frio aumenta abruptamente e, por causa do ar frio e do vento, teremos uma noite muito gelada no Estado, inclusive com chance de observação de geada negra na virada de segunda para terça-feira entre o sudoeste e sul paranaense", diz o alerta.



Assessoria PMP
17/07/2017



Foto: Arquivo Prefeitura de Palmas