Nesta quarta-feira, 26, o deputado estadual Reichembach participou no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) de uma audiência pública que discutiu a prevenção e os tratamentos de câncer de mama metastático oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O evento foi proposto pelo presidente da Alep, Ademar Traiano, e contou com a presença de membros da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), ONGs associadas, deputados estaduais e lideranças ligadas ao setor.

Para Reichembach, o tratamento preventivo é essencial. "O trabalho das entidades deste segmento, como a ONG Mão Amiga de Francisco Beltrão, é muito importante e por isso devemos cada vez mais colaborar com suas reivindicações e participar das discussões propostas por elas", afirma. O Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer – Mão Amiga foi criado em 2010, quando Reichembach era prefeito do município. Desde então, ele acompanha e apoia os projetos da entidade.

Há dois anos, foi realizado na Assembleia Legislativa do Paraná o I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama. Desde então, a Alep e os deputados vêm buscando discutir o acesso aos tratamentos de câncer de mama no SUS. A audiência pública também foi articulada pela ONG Mão Amiga Beltronense de Prevenção ao Câncer, com apoio da Associação das Amigas da Mama (AAMA), da Associação de Apoio e Prevenção ao Câncer e a Violência Doméstica (APCVida), da Associação Cascavel Rosa, da Associação dos Amigos de Prevenção do Câncer (GAMA), do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória (RFCC – UV).

 



Assessoria
26/04/2017



Foto: Assessoria / Divulgação