Nesta segunda-feira, dia 17 de abril, começa mais uma campanha de vacinação contra a gripe. Será a 19ª campanha, com abrangência em todo o Brasil. Em Francisco Beltrão e meta é vacinar 21 mil pessoas que fazem parte dos grupos do público alvo. A coordenação no município é da secretaria municipal de Saúde.

Devem ser vacinados idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina estará disponível nas unidades de saúde a partir de segunda-feira (17) até o dia 26 de maio. A  chamada "mobilização nacional", que será o Dia D da Campanha, acontece em 13 de maio, um sábado. Nesta data os postos de saúde da cidade atenderão das 08h00 às 17h00. No interior haverá vacinação nas unidades de saúde  do KM 20, Assentamento Missões e Nova Concórdia, no horário das 08h00 às 14h00.

De acordo com a enfermeira Kátia Fabielly Schmidt, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, uma das novidades neste ano é que a campanha começa mais cedo. No ano passado foi iniciada em maio. A inclusão dos professores nos grupos prioritários também acontece pela primeira vez. Além disso, a meta subiu de 80% para 90% de vacina aplicada em todos os públicos alvos.

Ela explica que o principal objetivo da vacina contra a influenza é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Também enfatiza que a vacina é totalmente segura e não causa eventos sistêmicos graves. Ela protege contra os três tipos de vírus que mais matam. Kátia lembra ainda que no ano passado três pessoas morreram em Francisco Beltrão devido a influenza A (H1N1), além de muitos casos registrados da inlfuenza B. Neste ano já foram confirmados casos da influenza A(H3N2), mas sem o registro de óbitos. A vacina protege contra todos estes vírus.

 



Assessoria
12/04/2017