Real Móveis

Publicado em 14/12/2016 – Solange Maciel | Assessoria

Proposto pelo deputado estadual Reichembach (PSC), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos.

O projeto de lei visa a realização de palestras, debates e painéis com especialistas, e atividades voltadas para o incentivo aos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos, especialmente com idosos. As ações serão realizadas em locais previamente divulgados, com o apoio de entidades e instituições, como a Secretaria de Saúde e secretarias afins, e serão amplamente divulgadas pelos meios de comunicação.

Para Reichembach, a prevenção de acidentes é fundamental, e pode ser feita a partir de atitudes simples. "Com o envelhecimento do corpo, é natural que as funções motoras fiquem menos aguçadas, além de menor força física e diminuição dos reflexos, o que faz com que os idosos fiquem suscetíveis a quedas e possíveis fraturas, e consequentemente necessitem de maiores cuidados", afirma.

Dados do IBGE mostram que de 2005 para 2015 a população acima de 60 anos no Brasil aumentou de 9,8% para 14,3%, o que demonstra o envelhecimento crescente do país. Neste caso, a prevenção se mostra cada vez mais oportuna, pois evita o sofrimento do paciente, da família e também evita o gasto do Estado com a saúde.

O projeto prevê que a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos seja realizada na primeira semana do mês de junho.

 

 

 



14/12/2016



Foto: Divulgação