Publicado em 16/08/2015

No dia a dia do trânsito vemos muitos comportamentos que, de tantas vezes que observamos parece que o condutor está certo e, passa a expressar exemplo negativo, podendo ser seguido por aqueles que não observam a legislação de trânsito e agem por aquilo que veem, acha que está correto ou pelo “disque” dos amigos. 

Não é difícil encontrarmos nos nossos deslocamentos motociclista com uma mão no bolso e a outra no guidom, capacete na cabeça com viseira aberta e jugula não fixada, calçado não se firme aos pés (chinelo). Condutores em deslocamento com uma mão no volante a outra no celular transportando pessoas no compartimento de carga, animais entre as pernas (colo), fazendo maquiagem entre outras irregularidades.

O Código de Trânsito Brasileiro nos artigos 169 e 252 prevê infração de trânsito a aquele que dirigir sem atenção ou sem os devidos cuidados a segurança:

  Art. 169. Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança:  Infração - leve; Penalidade - multa.

Art. 252. Dirigir o veículo:

 I - com o braço do lado de fora;

 II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

 III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

 IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

 V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular; Infração - média; Penalidade - multa.

Dirigir com atenção e responsabilidade é uma obrigação de qualquer condutor que respeita a própria vida… e a vida dos que fazem uso da via.

Lembre-se: você é responsável pela segurança e comportamento dos ocupantes do veículo enquanto condutor. Precisamos atualizar e respeitar a legislação de trânsito para proteger a vida.

Fique por dentro das regras de trânsito! Informar e Educar para um trânsito mais humano, seguro e sem acidentes, é o nosso objetivo. Faça sua parte, vamos contribuir para um trânsito acalmado e responsável.

 

Escrito por Rudimar Antonio Czerniaski – Advogado e Diretor de Trânsito em Francisco Beltrão/PR. e Jean Carlos Czerniaski – Acadêmico de Direito da Unipar.



16/08/2015



Imagem da internet