Publicado em 25/07/2015

Diante da maratona enfrentada diariamente contra o tempo, agregada a falta de educação de muitos condutores de veículos, cada vez mais vem se tornando comum flagrarmos condutores avançando os semáforos ainda quando emitindo a sinalização de cor amarela e até mesmo a vermelha.

Principal causa dessas ações é o costume que se adotou entre os condutores, de que quando o semáforo estiver emitindo sinal amarelo ainda é considerado verde pode efetuar o cruzamento; e o início do sinal vermelho passou a ser o momento de atenção, qual é a função do sinal amarelo? Tal prática vem aumentando o número de acidente nos cruzamentos regrados por semáforos.

Vejamos qual a o significado de cada cor do conjunto semafórico:

Verde: indica permissão de prosseguir na marcha, podendo o condutor efetuar as operações indicadas pelo sinal luminoso, respeitadas as normas gerais de circulação e conduta;

Amarela: indica “atenção”, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo; e

Vermelha: indica obrigatoriedade de parar.

Os semáforos têm como sua principal função regrar o trânsito de uma maneira mais segura, por isso devem ser respeitados. Avançar o Sinal Vermelho é infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e 7 pontos no prontuário. Conforme previsão do artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 208

Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória: Infração - gravíssima;

Penalidade - multa.

Mas se esta infração for seguida de um acidente que termine em lesão corporal grave ou morte o condutor responderá criminalmente. 

Lembre-se: Os semáforos se respeitados tornam o trânsito mais seguro e sem acidentes!

Fique por dentro das regras de trânsito! Informar e Educar para um trânsito mais humano, seguro e sem acidentes, é o nosso objetivo.

Escrito por Rudimar Antonio Czerniaski – Advogado e Diretor de Trânsito em Francisco Beltrão/PR; e Jean Carlos Czerniaski – Acadêmico de Direito da Unipar.