Real Móveis

Publicado em 28/06/2015

O número de acidentes de leve, média e grande monta, que envolvem veículos conduzidos sem a devida atenção em conversões á esquerda é enorme e as estatísticas só aumentam.

Nas rodovias dotadas de acostamento, para conversão á esquerda e operação de retorno, o condutor deverá executar em locais destinados a esse tipo de manobra, onde as pistas não estejam dotadas destes espaços de manobra, o condutor deverá aguardar no acostamento, á direita, para transpor a pistas com segurança, Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro:

 Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

Tratando-se de zona urbana é proibida a ultrapassagem em cruzamentos, aquele que pretende fazer conversão á esquerda deve tomar a pista mais da esquerda, sinalizar e aguardar a oportunidade de adentrar a respectiva via. Onde a via é de mão dupla o condutor deve sinalizar e parar na zona central do cruzamento e assegurar-se de que pode efetuar a manobra em momento oportuno, sem perigo para os demais usuários da via, Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro:

 Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

        I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível;

        II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido.

        Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

Todas as nossas atividades exigem aperfeiçoamento e atualização. Viver é um eterno aprendizado.

Lembre-se: no trânsito, observe as regras para conversão á esquerda.

 Fique por dentro das regras! Informar e Educar para um convívio mais humano, seguro e sem acidentes, é o nosso objetivo.

Escrito por Rudimar Antonio Czerniaski – Advogado e Diretor de Trânsito em Francisco Beltrão/PR. e Jean Carlos Czerniaski – Acadêmico de Direito da Unipar.

 

 



28/06/2015